terça-feira, 2 de agosto de 2016

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO - 02/08/2016


Estamos na SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO, que começou ontem dia (1) e terminará neste domingo dia (7), e é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 170 países aderiram a campanha e estima-se o aumento das doações para o abastecimento dos bancos de leite no país. 

Em nosso território, da AP 5.1, temos o Entreposto da C.F. Antonio Gonçalves que recebe doações de leites maternos para abastecimentos dos Hospitais Credenciados do SUS. A unidade está aberta de 8h às 20h e localiza-se no seguinte endereço: Av. Brasil, s/n - Jardim Batan. (Telefone: 3467-9893) 

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, devemos preparar o frasco para coletar o leite humano escolhendo um frasco de vidro com tampa plástica e que tenha passado por fervura de 15 min. Para retirar o leite (ordenhar) o leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Escolha um lugar limpo, longe de animais, prenda e cubra os cabelos com touca ou lenço, evite conversar na retirada cobrindo o nariz e a boca com uma fralda e lave as mãos e antebraços com água e sabão, secando-os com uma toalha limpa.  Comece fazendo uma massagem suave e circular nas mamas. 



O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar,tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções.

O aleitamento materno, exclusivo até os 6 meses, protege as crianças de otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites.

Na nossa unidade, sempre falamos da importância deste aleitamento exclusivo, nas visitas domiciliares, nas salas de espera, consultas e no grupo de gestantes. 

Confira abaixo, a Nutricionista Patrícia, as Acs Marilene e Cláudia, que são integrantes do grupo de gestantes, prestando orientações sobre o tema, na sala de espera:





Mãe amamentando o seu filho, usuários da Equipe Capitão Teixeira

Postado por ACS Tayná.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Santa Cruz, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-7787